Lançada em fevereiro de 1993, a faixa foi o primeiro single de Laura e faz parte de seu álbum homônimo, divulgado em maio. Essa foi uma produção extremamente emblemática na carreira da artista, já que alavancou seu nome na indústria da música, tornando-a extremamente adorada pelo público italiano.
A música foi composta Federico Cavalli e Pietro Cremonesi, ao lado do músico Angelo Valsiglio. A primeira vez que Pausini interpretou canção foi no dia 23 de fevereiro de 1993, durante o 43° Festival de Sanremo. Pouco tempo depois, a mesma produção foi anunciada como vencedora do tradicional prêmio de música italiana, com um total de 7.464 votos.
Graças a popularidade que a artista atingiu por conta do estival, sua canção de estreia chegou ao topo da parada musical “Musica e Dischi”, tornando-se um dos maiores clássicos da música popular italiana. Contudo, tal sucesso não se deteve a apenas ao país.
A canção foi disponibilizada para o restante da Europa no final daquele ano, onde também atingiria altíssimas posições nas paradas musicais. Um exemplo disso é a França, país em que a faixa estabeleceu-se no top 5, além dos Países Baixos e a Bélgica, onde foi a primeira colocada.
A canção de Laura agradou tanto o público, que a cantora lançou uma versão em espanhol da música, com o título "La soledad". Além disso, produziu uma versão em inglês que foi nomeada "La solitudine (Loneliness)".